O objetivo de uma relação não é ter um outro que nos complete,
mas ter um outro com quem possamos partilhar a pleniture.
Neale Donald Walsch
Hoje quero falar de relações familiares e da importância de no casal existir complementariedade na relação, em alternativa a uma relação de codependência. Um relacionamento saudável entre casais é construído com base em elementos importantes, como uma comunicação aberta e de respeito, confiança, companheirismo e apoio e, capacidade de resolver os conflitos de uma maneira construtiva.
Conflitos no casal são normais, mas é como eles são resolvidos é que faz a diferença. Casais saudáveis resolvem seus problemas de forma construtiva, procurando soluções em conjunto e comprometendo-se a encontrar formas de negociação, compromisso.
Quando o Casal tem dificuldades nesta questão da comunicação e da resolução dos conflitos, é importante encontrar um mediador, neste caso um Terapeuta de Casal que em conjunto consiga fazer a ponte entre duas perspetivas relacionais.
Muitas das vezes colocam-se questões à volta da necessidade de manter o espaço pessoal e a individualidade, que poderá não ser entendida da mesma forma pelos conjuges. Torna-se necessário compreender a perspetiva de cada um, bem como as necessidades de manter esta identidade pessoal que vai para além do casal, e que trará equilíbrio à relação.
Aceitar e compreender são dois aspetos fundamentais no estabelecimento das pontes de equilibrio da relação. Tal incluí aceitar falhas e imperfeições, aprendendo a valorizar as qualidade únicas de cada um.
O Terapeuta de Casal poderá ajudar a afinar essa lente de observação, focando o casal nas qualidades da relação, o que os unem, ultrapassando as diferenças, ou encontrando compromissos nas diferenças.
Problemas de intimidade e dificuldades em mostrar carinho poderão ser outros dos aspetos que o casal vive de forma diferentes, por vezes dificultando uma conexão emocional e física que é vital. Isso não se limita apenas à intimidade física, mas também à demonstração de carinho, apoio e amor.
Lembre-se, cada relacionamento é único e dinâmico. Não existe um modelo perfeito, mas esses são alguns dos pilares que podem ajudar a construir e manter um relacionamento saudável.
A consulta de Terapia de Casal poderá trazer à cena os aspetos que esquecidos, por anos de conforto e segurança, foram relevados para um plano secundário e devem ser reativados para o equilibrio e proximidade do casal.
Para um apoio individualizado temos no Sôma&Ser uma equipa de profissionais que o poderão ajudar nesta fase de crise.
Ana Paulico
(Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde)
Comments